Ações no Governo Municipal .
Por aqui, a Copa 2014 já começou
Greice Gomes
Coordenador especial da Copa 2014 mostrou as metas que a cidade pretende buscar
Greice GomesFoi com entusiasmo que o coordenador especial da Copa 2014, Luis Machado Xirú, convocou uma reunião com o secretariado no dia 16 de outubro. Ele, que assumiu a Coordenadoria para tratar especificamente do tema, mostrou aos presentes que é preciso pensar alto. "Temos que almejar 100 para conquistarmos 80", iniciou assim sua palestra. Já o secretário de Planejamento e Gestão Saul Sastre complementou sua fala dizendo que a Copa não é apenas de uma secretaria, mas de toda o governo.O objetivo da criação da Coordenadoria Especial da Copa 2014 é planejar melhorias e buscar apoio governamental e privado para a execução dessas obras. A Coordenadoria de Cachoeirinha está trabalhando em parceria com as comissões de Gravataí, Alvorada e Viamão a fim de implantar em conjunto a infraestrutura que beneficiará a todas essas cidades.No encontro, Xirú destacou a importância do engajamento de todas as pastas para Cachoeirinha virar cidade satélite da Copa. Junto ao secretário da pasta também sugeriu a criação de um "selo da Copa" para uso das organizações que estiverem capacitadas para o atendimento aos turistas.A palestra seguiu com os dados recolhidos da Copa anterior (na Alemanha) e com o trabalho projetado pela Coordenadoria para ser implantado aqui. Segundo Xirú, no dia 14 de setembro já ocorreu o III Fórum Legislativo das cidades-sede, do qual participou. Dessas pesquisas, Xirú destacou a grandiosidade do evento e os benefícios que a visibilidade internacional pode trazer ao município. "Se Cachoeirinha conseguir abrigar pelo menos a imprensa, já saímos ganhando. O futebol, nesse caso, é um mero detalhe frente ao conglomerado econômico que isso pode gerar", complementou.
Obras são sugeridas
Entre as obras sugeridas pelo coordenador está a melhoria da acessibilidade viária, mobilidade urbana, implementação de centro de treinamento e formação esportiva, construção de dois hotéis, centro de convenções e planejamento de medidas preventivas de segurança e saúde.
Parece muita coisa, mas Xirú mostra que não é tão difícil. Os motivos? Quanto à acessibilidade, obras como o alargamento da Papa João XXIII, da duplicação da Ritter e da restauração da Flores da Cunha já estão em andamento ou previstas para acontecerem nos próximos anos. Em relação aos outros quesitos, a motivação do setor empresarial do município é a grande aposta. Uma rede de hotéis prepara a construção de uma torre em frente ao Fórum e outro grupo empresarial tem projeto para a área de entrada do Loteamento Vale do Sol. Segundo o coordenador, a busca de subsídios para incentivar os investimentos privados pode ser o diferencial para a realização desses projetos.
Na reunião, estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Luís Carlos Muller, a secretária de Captação de Recursos e Relações Internacionais Márcia Saraiva, o secretário de Cidadania e Assistência Social Isalino Kingeski, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda Júlio Corrêa e o secretário adjunto de Administração Lucimar Roxo.
Importante
No dia 16 de novembro, no Cesuca, haverá o encontro regional "Copa pelo Rio Grande - Cachoeirinha RS". No evento, a Coordenadoria Especial da Copa 2014 de Cachoeirinha se encontrará com as outras três cidades envolvidas no projeto para começar a delegar funções às secretarias de cada município. Xirú enfatiza a necessidade de apoio da imprensa para sensibilizar todos os setores da sociedade em prol desse objetivo. Estarão presentes também o secretário extraordinário estadual da Copa Paulo Odone e o secretário responsável pela Copa em Porto Alegre, vice-prefeito José Fortunati.
Desenvolvimento sustentável
O foco das obras planejadas para Cachoeirinha baseia-se no respeito ao meio ambiente. Todas as construções serão baseadas no Plano Diretor da cidade, inclusive com a proposta de valorizar o turismo ambiental. Um dos projetos sugeridos por Xirú é a revitalização da orla do rio Gravataí e possibilitar passeios de barco aos turistas.
Outras ideias
· Oferecer cursos de idiomas para alguns servidores a fim de prepará-los para o atendimento aos turistas
· Promover passeios turísticos em pontos especiais da cidade, como o Memorial do Irga, o Parque Tancredo Neves, etc
· Desenvolver o turismo ecológico, revitalizando áreas verdesPossibilitar o turismo cultural, fazendo parcerias com Gravataí, Viamão e Alvorada para criação de mostras artísticas de teatro e dança alusivas à cultura gaúcha
Arquivo SECOM
Projeto do Memorial do Irga será um dos pontos turísticos
Arquivo SECOM
Coordenador do projeto de recuperação do Rio Gravataí Marcelo Allet visitou o local
Greice Gomes
Luís Machado Xirú mostrou os projetos para Cachoeirinha
http://portal.cachoeirinha.rs.gov.br:8888/home/show_page.asp?id_SHOW_noticia=19565&user=&id_CONTEUDO=5858&codID_CAT=2&imgCAT=tema_prefeitura.jpg&categoria=Not%EDcias
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home